18
Jun 13

COMO A EXTINÇÃO DE UMA ESPÉCIE ANIMAL PODE AFETAR NOSSA VIDA

 

Autor: Chris Bueno

 

Uma borboleta bate as asas em São Paulo e um tufão atinge Pequim.

 

 A conhecida frase é uma popularização do "efeito borboleta", termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos, e significa que um evento, por menor que seja, pode alterar significativamente o curso natural das coisas.

 

O "efeito borboleta" é uma excelente maneira de explicar os riscos do desmatamento e da extinção de espécies animais e vegetais. Apesar do meio ambiente estar no centro dos debates hoje em dia, recheando noticiários e cobrindo as capas do jornal, ainda poucas pessoas se preocupam realmente com a ecologia.

 

É como se a ecologia fosse algo bucólico, romântico e distante, e não algo real e urgente. Por isso é comum ouvir por aí frases como "por que eu preciso me preocupar com os ursos polares lá no Ártico?", ou "o que eu tenho a ver com as baleias jubarte?". O fato é que todos nós temos muito a ver com essas espécies e com as muitas outras ameaçadas de extinção.

 

O desaparecimento de espécies animais tem consequências diretas na vida do homem. A questão vai muito mais além do que o simples dama "as gerações futuras nunca vão ver um mico-leão-dourado" - o que, por si só, já é bem triste.

 

Quando uma espécie desaparece, toda a dadeia alimentar fica alterada.

 

Por exemplo, se a população de gaviões diminui ou desaparece, aumenta a população de cobras, uma vez que esses são seus maiores predadores.

 

Muitas cobras precisariam de mais alimentos e, consequentemente, o número de sapos diminuiria e aumentaria a população de gafanhotos. Esses gafanhotos precisariam de muito alimento e, com isso, poderiam atacar outras plantações, causando perdas para o homem.

 

É importante lembrar que o desaparecimento de determinadas espécies de animais interrompe os ciclos vitais de muitas plantas.

 

Ou seja, a extinção de uma espécie animal causa uma reação em cadeia na natureza, afetando o ser humano com a diminuição de certas fontes de alimento ou com a proliferação de pragas e doenças. É a asa da borboleta causando um tufão na humanidade.

 

 

(...) É preciso ver que a ecologia não é apenas um sonho romântico, mas sim uma necessidade real, e que todos nós temos muito a ver com todo o meio ambiente. Não são apenas os pandas que precisam da gente, nós também precisamos deles para garantir o equilíbrio ecológico e, assim, a nossa sobrevivência.

 

Sem essa conscientização, que leva à ação, a próxima espécie em extinção pode ser a nossa.

 

 

publicado por Chicailheu às 23:39

Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


as minhas fotos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO